Notícias
Quer economizar de verdade? Fuja dos combos!
Uma das formas mais comuns de venda de planos de internet atualmente são os combos, amplamente oferecidos pelas grandes empresas de comunicação como forma de fidelizar o cliente. Nesses pacotes, o consumidor interessado em um plano de internet, se vê obrigado a assinar, também, serviços como televisão e telefonia, sob o falso pretexto da economia. Mas, será que esses combos são realmente vantajosos?
Por décadas, o lazer residencial se resumiu a ligar a televisão e assistir a um número restrito de programas produzidos pela TV aberta. Famílias inteiras se reuniam e aguardavam os seus programas preferidos irem ao ar, nos dias e horários específicos. Depois, surgiram as TV’s por assinatura, que se popularizaram nos últimos 15 anos, oferecendo um leque bem maior de desenhos, programas, filmes e esportes que agradavam o público de todas as idades.
No entanto, com o avanço na qualidade – e na velocidade - dos serviços de internet no país, a TV por assinatura também começou a perder espaço, devido à sua programação muitas vezes repetitiva e desinteressante (que faz com que o assinante passe mais tempo trocando de canais do que de fato assistindo a algo) e à crise econômica que assolou muita gente e fez com que as pessoas buscassem meios de economizar sem perder o acesso ao lazer em suas casas. Não por acaso, dados divulgados recentemente pela Anatel mostraram que as assinaturas de televisão a cabo tiveram queda de 5% em 2017.
Outro serviço que compõe o combo oferecido pelas empresas e que se encontra cada mais em desuso, é o de telefonia fixa. Com a ampliação do acesso à telefonia móvel – e a enorme diversidade de tarefas que os smartphones oferecem - as linhas fixas também começam a apresentar queda em seu número de assinantes. Só em 2017, mais de 1 milhão de linhas foram desligadas no país.
Aplicativos como o whatsapp e o Skype, por exemplo, atrelados a um bom provedor de internet, podem facilmente ser apontados como mais eficientes do que a telefonia fixa, graças à velocidade e praticidade de ambos, além da possibilidade de envio e recebimento de dados, fotos, vídeos e conversas com imagem em tempo real, serviços que as linhas fixas não podem competir.
E não é só a telefonia que sofre com a oferta digital. A televisão também possui fortes concorrentes na internet, como os portais de notícias, que podem ser acessados em tempo real, com dados, fotos e vídeos; e os serviços de streaming de vídeos sob demanda, que além de oferecerem uma variedade quase interminável de conteúdo por um custo imensamente menor do que o da tv por assinatura, podem ser acessados na hora que o assinante quiser, sem precisar esperar o horário engessado da grade de programação televisiva.
Nessa última categoria, destacamos produtores e distribuidores de conteúdo como a Netflix e a Amazon Prime Video, e as plataformas colaborativas de criação e distribuição de conteúdo, como o Youtube, que atrai um público cada vez maior, pincipalmente entre os mais jovens. E essa não é uma tendência local. Em 2016, uma pesquisa feita nos EUA já mostrava que os adolescentes norte-americanos passavam mais tempo assistindo a vídeos do YouTube do que a TV por assinatura.
Com isso, basta um bom plano de internet para que toda a família tenha acesso a uma variedade interminável de vídeos, filmes e séries, todos direcionados ao que mais importa: o interesse única e exclusivamente do consumidor.
A SW Telecom oferece ao cliente somente o que ele de fato usa. Ao assinar um serviço único de internet, o consumidor leva para a sua casa uma conexão estável e ilimitada para acessar tudo o que ele deseja, como os aplicativos de comunicação e as mais novas produções em vídeo, séries e filmes disponíveis nos melhores serviços de streamings. Tudo isso fornecido por uma empresa séria, estabelecida no mercado desde 2003 e que respeita as suas necessidades individuais.
Economize com inteligência, assine um dos planos da SW Telecom, gaste pouco e consuma muito mais.