Notícias

Quão segura é a sua rede Wi-fi?

As conexões Wi-fi chegaram para facilitar o acesso à Internet e permitir que vários dispositivos pudessem estar conectados ao mesmo tempo, independentemente de fios ou das limitações de portas do seu modem. No entanto, essa praticidade requer alguns cuidados importantes com a segurança. Por exemplo: quão segura é hoje a sua conexão? 

Aqui no Brasil, de acordo com um levantamento recente feito pela PSafe, 57% dos usuários de internet não possuem senha no roteador. A pesquisa ouviu mais de 28 mil pessoas, entre os dias 17 e 21 de julho deste ano. Além disso, 41% dos entrevistados disse que desconfiava que seu sinal era usado por pessoas desconhecidas, principalmente por causa dos episódios de lentidão na conexão que eram registrados em alguns momentos. 

Mas por que é tão importante colocar uma senha segura no seu roteador wi-fi?

As pessoas que se conectam ao seu roteador ou rede sem fio, também passam a conseguir realizar ações como: 

  • Visualizar todos os arquivos em seu computador ou laptop;

  • Monitorar todos os sites que você visita, com seus nomes e senhas de login;

  • Ler todos os seus e-mails;

  • Espalhar vírus e realizar atividades ilegais usando sua conexão;

  • Reduzir a velocidade do seu computador ou laptop ou da sua própria Internet, entre outras.

Não por acaso, a maioria das empresas sempre faz questão que suas redes estejam protegidas e, muitas delas, não fornecem a senha para todos os funcionários. 

Então, como garantir a segurança da sua rede?

Existem várias formas de fazer isso, mas uma das dicas mais simples e efetivas é: tenha sempre uma senha longa e exclusiva para proteger sua conexão e considere mudá-la periodicamente. 

Uma senha mais longa e complexa ajuda a dificultar possíveis invasões e ainda dificulta o trabalho de pessoas que ficam tentando “adivinhar” qual pode ser a sua combinação. Por isso, lembre-se de evitar datas de nascimento, nomes ou quaisquer outras informações que possam ser facilmente descobertas.

Outra coisa importante é não deixar sua senha exposta em locais de fácil acesso e não compartilhá-las com pessoas que você não conhece muito bem, como prestadores de serviço que visitam a sua casa, por exemplo, vizinhos recém chegados, entre outros.

Agora, se você tem um pequeno negócio e precisa compartilhar a senha com clientes, considere criar uma rede de acesso para convidados, recurso já oferecido por boa parte dos roteadores hoje em dia. Assim você cria um sinal alternativo e impede que as pessoas que estejam conectadas nessa rede tenham acesso às máquinas ligadas à conexão principal. 

Alguns especialistas em segurança também sugerem que você troque seu roteador a cada dois ou três anos, sempre avaliando suas melhorias e levando em conta os resultados dos testes de vulnerabilidades e segurança antes de comprá-los.

E nunca, NUNCA MESMO clique em links estranhos que aparecem em redes sociais, ou mesmo no WhatsApp. Muitas vezes esses links servem como porta de entrada para os invasores. Fique atento.

E você, como tem cuidado da segurança de sua conexão Wi-fi? Já segue alguma dessas dicas? Aproveite, também, e conheça nossos planos de internet comercial e residencial. Internet com alto desempenho e sem limite de dados para você, seus clientes ou sua família.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755