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O que está em risco com a mudança na política de privacidade do WhatsApp?

2021 começou com muita gente preocupada com o anúncio da mudança na política de privacidade do WhatsApp, ferramenta de troca de mensagens online que pertence ao Facebook e é muito popular aqui no Brasil.

De acordo com essa nova política, os usuários passariam a concordar em compartilhar seus dados pessoais com o todo o conglomerado pertencente ao grupo, o que inclui o Facebook, o Instagram e o Messenger.

No entanto, desde que o anúncio foi feito, na primeira semana do ano, a plataforma tem sido alvo de muitas críticas, principalmente porque a mudança não deixava nenhuma alternativa aos usuários a não ser aderir às novas regras.

Devido a esta falta de opção e à remoção dos pontos que indicam a discrição do usuário no compartilhamento de dados com o Facebook, muita gente preferiu migrar para plataformas alternativas, como o Telegram e o Signal, por exemplo.

A avalanche de críticas e questionamentos nas redes sociais fez com que o WhatsApp decidisse publicar em sua conta oficial no Twitter um esclarecimento sobre a nova política, dizendo que as conversas não seriam afetadas pelas alterações de forma alguma, já que as mensagens enviadas nos bate-papos continuariam protegidas por criptografia de ponta a ponta.

A empresa também afirmou que nem eles, nem o Facebook podem ver as mensagens que os usuários enviam uns para os outros, e também não podem ouvir as conversas durante as chamadas. Além disso, a plataforma diz que não mantém registro de quem está trocando mensagens ou ligações, e que os grupos no WhatsApp também são privados.

Outra garantia dada pelo mensageiro é de que, embora as operadoras de serviços de telecomunicações mantenham registros de chamadas e mensagens, o WhatsApp opta por não fazer isso para seus 2 bilhões de usuários, porque acredita que isso seria um enorme risco à privacidade e à segurança.

A nova política de privacidade da ferramenta entra em vigor no próximo dia 8 de fevereiro.


WhatsApp Business

Quanto às empresas, a plataforma afirma que as interações dos usuários com as contas comerciais no WhatsApp, que estão claramente indicadas no chat, podem sim ser utilizadas pelas empresas para melhorar seu próprio marketing, e as empresas também podem optar por compartilhar essas informações com o Facebook.

Isso significa que os bate-papos dos usuários com empresas sobre quaisquer dúvidas, suas atividades de compras, seus recibos e toda a interação com empresas no Facebook, WhatsApp e Instagram pode ser coletada pelo Facebook para personalizar anúncios e exibições de produtos nos três sites que são de propriedade de Mark Zuckerberg.

Vale destacar que a opção de compartilhar dados com o Facebook já existe no aplicativo há anos, mas até agora, era apenas uma opção. A partir de 8 de fevereiro, ela será “obrigatória”.


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