Notícias

O que é Wi-Fi e como essa conexão funciona?

Não adianta. Hoje em dia não importa onde a gente esteja, a primeira coisa que procuramos é a senha do Wi-Fi. Pode ser no restaurante, na casa dos amigos, no shopping, basta ver que tem uma plaquinha escrito "wi-fi grátis" que o olho já brilha e a gente fica todo animado. E não é pra menos. Todos nós usamos algum tipo de conexão com a internet o tempo todo e fica difícil pensar em se ver sem esse acesso por algum motivo. 

Mas será que você sabe realmente o que é Wi-fi ou como essa conexão funciona? Algumas pessoas acham que Wi-Fi é apenas outro termo para a internet, mas isso não é exatamente verdade. Há muito o que aprender sobre como a tecnologia sem fio funciona e como você pode usar o Wi-Fi para aprimorar sua experiência na web.

Como funciona o Wi-Fi?

Embora o Wi-Fi seja normalmente usado para acessar a Internet em dispositivos portáteis como smartphones, tablets ou laptops, na verdade, o próprio Wi-Fi é usado para se conectar a um roteador ou outro ponto de acesso, que por sua vez fornece acesso à Internet. 

Logo, o termo Wi-Fi se refere especificamente a essa conexão sem fio, não à Internet em si. Ele também fornece acesso a uma rede local de dispositivos conectados, por isso você pode imprimir fotos sem fio ou ver um feed de vídeo de câmeras conectadas por Wi-Fi sem a necessidade de estar fisicamente conectado a elas.

Em vez de usar conexões com fio como Ethernet, o Wi-Fi usa ondas de rádio para transmitir informações em frequências específicas, geralmente em 2,4 GHz e 5 GHz. Cada faixa de frequência tem vários canais nos quais os dispositivos sem fio podem operar, ajudando a distribuir a carga para que os dispositivos individuais não vejam seus sinais lotados ou interrompidos por outro tráfego - embora isso aconteça em redes ocupadas.

O alcance típico de uma rede Wi-Fi padrão pode chegar a até 100 metros ao ar livre. No entanto, paredes, espelhos e outros materiais atrapalham o sinal, tornando a maioria das redes Wi-Fi muito mais "curtas" do que isso. Normalmente, intervalos de 10-35 metros são mais comuns. A força da antena e a frequência de transmissão também podem impactar o alcance efetivo da rede. 

Todos dentro do alcance de uma rede e um dispositivo Wi-Fi compatível podem detectar a rede e tentar se conectar a ela. Isso é o que permite que ele opere em ambientes privados e públicos, mas levanta questões de segurança. É por isso que é essencial proteger sua rede com uma senha e alterá-la periodicamente, para impedir que alguém a acesse sem permissão.

Quais dispositivos usam Wi-Fi?

Se antes os dispositivos Wi-Fi ficavam restritos aos laptops e celulares, hoje eles  estão em toda parte. Isso porque quase todos os produtos com funções inteligentes dependem dela para uma conexão estável e robusta com a Internet. Ou seja, é possível ter lâmpadas conectadas ao Wi-Fi, geladeiras, câmeras fotográficas, robôs aspiradores, scanners, relógios, videogames, rádios, TVs e até carros. 

E você, tem muitos dispositivos conectados no wi-fi da sua casa? Conta pra gente! Aproveite, também, e conheça nossos planos de internet comercial e residencial. Internet com alto desempenho e sem limite de dados para você e sua família


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755