Notícias
O que é Wi-Fi e como essa conexão funciona?
Não adianta. Hoje em dia não importa onde a gente esteja, a primeira coisa que procuramos é a senha do Wi-Fi. Pode ser no restaurante, na casa dos amigos, no shopping, basta ver que tem uma plaquinha escrito "wi-fi grátis" que o olho já brilha e a gente fica todo animado. E não é pra menos. Todos nós usamos algum tipo de conexão com a internet o tempo todo e fica difícil pensar em se ver sem esse acesso por algum motivo.
Mas será que você sabe realmente o que é Wi-fi ou como essa conexão funciona? Algumas pessoas acham que Wi-Fi é apenas outro termo para a internet, mas isso não é exatamente verdade. Há muito o que aprender sobre como a tecnologia sem fio funciona e como você pode usar o Wi-Fi para aprimorar sua experiência na web.
Como funciona o Wi-Fi?
Embora o Wi-Fi seja normalmente usado para acessar a Internet em dispositivos portáteis como smartphones, tablets ou laptops, na verdade, o próprio Wi-Fi é usado para se conectar a um roteador ou outro ponto de acesso, que por sua vez fornece acesso à Internet.
Logo, o termo Wi-Fi se refere especificamente a essa conexão sem fio, não à Internet em si. Ele também fornece acesso a uma rede local de dispositivos conectados, por isso você pode imprimir fotos sem fio ou ver um feed de vídeo de câmeras conectadas por Wi-Fi sem a necessidade de estar fisicamente conectado a elas.
Em vez de usar conexões com fio como Ethernet, o Wi-Fi usa ondas de rádio para transmitir informações em frequências específicas, geralmente em 2,4 GHz e 5 GHz. Cada faixa de frequência tem vários canais nos quais os dispositivos sem fio podem operar, ajudando a distribuir a carga para que os dispositivos individuais não vejam seus sinais lotados ou interrompidos por outro tráfego - embora isso aconteça em redes ocupadas.
O alcance típico de uma rede Wi-Fi padrão pode chegar a até 100 metros ao ar livre. No entanto, paredes, espelhos e outros materiais atrapalham o sinal, tornando a maioria das redes Wi-Fi muito mais "curtas" do que isso. Normalmente, intervalos de 10-35 metros são mais comuns. A força da antena e a frequência de transmissão também podem impactar o alcance efetivo da rede.
Todos dentro do alcance de uma rede e um dispositivo Wi-Fi compatível podem detectar a rede e tentar se conectar a ela. Isso é o que permite que ele opere em ambientes privados e públicos, mas levanta questões de segurança. É por isso que é essencial proteger sua rede com uma senha e alterá-la periodicamente, para impedir que alguém a acesse sem permissão.
Quais dispositivos usam Wi-Fi?
Se antes os dispositivos Wi-Fi ficavam restritos aos laptops e celulares, hoje eles estão em toda parte. Isso porque quase todos os produtos com funções inteligentes dependem dela para uma conexão estável e robusta com a Internet. Ou seja, é possível ter lâmpadas conectadas ao Wi-Fi, geladeiras, câmeras fotográficas, robôs aspiradores, scanners, relógios, videogames, rádios, TVs e até carros.
E você, tem muitos dispositivos conectados no wi-fi da sua casa? Conta pra gente! Aproveite, também, e conheça nossos planos de internet comercial e residencial. Internet com alto desempenho e sem limite de dados para você e sua família