Notícias

LAN, PING, IP, WPS: o que significam todas essas siglas usadas por profissionais de tecnologia?

A gente sabe que, às vezes, pode ser bem difícil de entender alguns termos que são usados com frequência entre as pessoas que trabalham com internet ou com tecnologia de maneira geral. 

Pensando nisso, montamos este pequeno glossário, onde listamos vários desses termos e o que eles significam. Tudo para te ajudar a entender mais sobre esse mercado e poder fazer boas escolhas na hora de contratar o seu provedor ou de atualizar seu pacote.

Confira:

O que significa ADSL?

ADSL é um tipo de conexão de internet feito a partir de uma linha telefônica convencional, mas sem afetar a mesma, ou seja, você ainda pode navegar pela internet ao mesmo tempo que conversa no telefone, ao contrário do que acontecia na época da internet discada (dial-up).

O que significa Backbone?

Também chamado de “espinha dorsal”, se refere à interconexão central de uma rede internet, ou seja, a interligação de  pontos distribuídos de uma rede, formando uma grande via por onde trafegam as informações.

O que é Banda larga?

Termo usado para descrever o serviço de Internet de alta velocidade.

O que significa Dial up?

É a tecnologia de conexão mais lenta porque não suporta banda larga e, portanto, tem largura de banda limitada. Também chamada de conexão discada, que foi muito comum até o início dos anos 2000.

O que é Fibra óptica?

Tecnologia de Internet mais rápida e amplamente disponível. Usa cabos de fibra óptica, que são capazes de transmitir grandes quantidades de informações rapidamente. Embora seja bem rápida, ainda não está disponível em tantas áreas quanto outros tipos de Internet. 

O que significa HTML?

Sigla de Hypertext Markup Language, é a linguagem padrão para desenvolvimento de sites e demais documentos  que precisam ser exibidos em um navegador da web. 

O que significa HTTP?

O HyperText Transfer Protocol é o protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor através da Internet. Ele surgiu da necessidade de criar uma forma padronizada para a distribuição dessas informações e tem sido usado desde a década de 90. 

O que é um IP?

Uma "etiqueta" numérica atribuída a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores que usa o protocolo da Internet para comunicação. Tem duas funções principais: identificar e localizar o usuário. 

O que é Internet via Cabo?

Usa os mesmos tipos de cabos que transmitem serviços de TV a cabo. Tem capacidade de banda larga e, portanto, pode atingir altas velocidades. As velocidades da Internet a cabo geralmente são semelhantes às velocidades DSL, mas podem ser ainda mais rápidas em algumas áreas.

O que é Internet via Satélite?

é fornecida sem fio ao receptor, mas ainda requer fios para transportar o sinal do receptor para diferentes locais. Tem largura de banda comparável ao DSL e a cabo, mas muitas vezes pode parecer mais lenta devido à latência.

O que é uma rede LAN?

Uma rede que interconecta computadores dentro de uma área limitada, como uma residência, escola, laboratório, campus universitário ou prédio de escritórios.

O que significa Mbps?

Significa “megabits por segundo”. É a velocidade máxima na qual você pode baixar dados da Internet para seu computador ou dispositivo móvel. De modo geral, quanto maior o Mbps do seu serviço de Internet, mais rápida será a sua navegação. 

O que é um Ping?

O tempo que os dados levam para passar de seu dispositivo para um servidor e vice-versa. 

O que significa URL?

O endereço de uma página da Web ou arquivo específico na Internet.

O que é tecnologia Wi-fi?

Tecnologia que usa ondas de rádio para fornecer conexões de Internet de alta velocidade sem fio. 

O que significa WPS?

É um padrão de segurança de rede usado para criar uma rede doméstica sem fio segura. Permite que usuários domésticos que sabem pouco sobre segurança sem fio configurem o Wi-Fi Protected Access, além de tornar mais fácil adicionar novos dispositivos a uma rede existente sem inserir longas senhas. Outra vantagem é que possibilita que o proprietário dos privilégios de Wi-Fi bloqueie outros usuários de usar seu Wi-Fi doméstico. 


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755