Notícias

Exigência de senhas muito complexas levam usuários a criarem combinações fracas, diz estudo

Uma pesquisa recente realizada pela James Cook University, da Austrália, mostrou que as exigências estabelecidas pelos sites e aplicativos para que as pessoas criem senhas cada vez mais complexas geralmente deixam os usuários frustrados e os levam a criar um padrão de senha ruim.

Durante o estudo, os pesquisadores investigaram como os usuários reagem aos requisitos de senha cada vez mais elaborados e como isso influencia a segurança da senha. Os resultados apontaram que, embora os usuários se sintam mais seguros quando percebem que a plataforma exige uma combinação de caracteres mais complexa, 75% deles desenvolvem estratégias fracas para não esquecer essas combinações, como por exemplo, usar a mesma senha para vários sites ou criar combinações óbvias demais, como um nome + data ou a palavra desejada seguida de 123.

Entre as exigências que foram impostas aos participantes do estudo estavam desde a já popular “sua senha deve conter pelo menos oito caracteres" até cobranças mais específicas como “a nova senha deve ser diferente das últimas cinco". Na sequência, eles foram questionados sobre qual estratégia usam para lembrar suas senhas, e em quais situações eles seriam tentados a usar essas estratégias.

De acordo com o professor Roberto Dillon, um dos responsáveis pelo estudo, quando os sites exigem uma senha que inclua uma combinação de caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas, isso de fato a deixa menos propensa a ser comprometida por hackers, mas também torna mais difícil para os usuários inventarem uma senha que possa ser lembrada com facilidade depois. E é aí que entra a frustração.

Embora hoje já existam aplicativos gerenciadores de senhas e até os protocolos de autenticação de dois fatores, que ajudam a reforçar a segurança e a privacidade dos seus dados, é muito importante lembrarmos que muitos usuários não estão familiarizados com essas alternativas e, portanto, seguem recorrendo a padrões de proteção extremamente frágeis e fáceis de serem descobertos.

Diante disso, os pesquisadores indicam que uma alternativa interessante para quem também tem dificuldade para memorizar diferentes senhas complexas seria criar uma frase de senha longa, mas significativa.

Isso porque frases completas são mais fáceis de lembrar do que uma combinação aleatória de letras, números e caracteres especiais, mas também são longas o suficiente para impedir ataques de hackers de força bruta. Trechos de um livro, uma frase que você goste e até pedaços da sua música favorita podem ser boas opções neste caso.

Por outro lado, a orientação aos provedores é de que eles evitem adicionar várias restrições de senha, pois muito provavelmente os usuários vão se frustrar ao longo do processo de criação e irão recorrer a alternativas que, ao invés de ajudar, na verdade, vão comprometer ainda mais sua segurança.

E você, como reage diante de um padrão muito complexo de cadastro de uma senha nova? Já se viu obrigado a usar uma senha já criada anteriormente só para finalizar logo um formulário de SignUp de uma plataforma? Comenta com a gente aí nos comentários.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755