Notícias

Consumo de internet aumenta quase 50% durante o isolamento social

A pandemia do COVID-19 mudou drasticamente a rotina diária das pessoas. Atualmente, muitos seguem trabalhando em casa, as consultas médicas podem ser feitas via videochamada, a Netflix virou a parceira fiel dos finais de semana, as compras passaram a ser feitas online e os encontros com os amigos agora só acontecem de forma virtual. 

E qual o item em comum entre todos esses novos formatos de interação aos quais tivemos que nos adaptar? A internet.

Sem ela, quase nada seria possível. Com isso, não é nenhuma surpresa que o mundo todo tenha registrado um aumento significativo no uso de dados nos primeiros meses do surto.

De acordo com o relatório da OpenVault para o primeiro trimestre de 2020, o consumo médio de banda larga subiu de 273,5 GB para 402,5 GB - um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado.

E na liderança desse consumo estão algumas ferramentas bem conhecidas, mas que se tornaram ainda mais populares durante a pandemia. A primeira delas? O Youtube.

Isso porque durante o período de isolamento, muita gente passou a usar a plataforma como fonte de informação sobre novas receitas, programas de condicionamento físico, técnicas de 'faça você mesmo', entre muitas outras coisas.  Só para se ter ideia, o site de vídeos respondeu por aproximadamente 15% de todo o tráfego global da Internet durante os primeiros meses do desligamento global, um aumento de cerca de 7% em relação ao ano passado. Além disso, a própria empresa disse, em comunicado, que esse número seria ainda maior caso eles não tivessem reduzido suas taxas de bits para diminuir o “peso” dos seus conteúdos e, assim, facilitar o consumo. 

Outras duas categorias de serviços online que registraram aumento de tráfego durante a quarentena foram os jogos (impulsionados por plataformas como a Steam, por exemplo) e as redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter e TikTok. 

Quem também abocanhou uma boa porcentagem desse tráfego online foram as ferramentas de vídeoconferencia, com destaque para o Zoom, que foi, de longe, a mais popular no início da pandemia, mas viu seu crescimento freado devido aos constantes relatos de preocupações com a segurança dos dados. Ainda assim, o tráfego da plataforma foi de 10 a 15 vezes maior do que antes da quarentena.

E você, qual aplicativo, plataforma ou site você mais consumiu durante o isolamento social? Conta pra gente.

Aproveite, também, e conheça nossos planos de internet comercial e residencial e turbine sua conexão. 


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755