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Consumo de internet aumenta quase 50% durante o isolamento social
A pandemia do COVID-19 mudou drasticamente a rotina diária das pessoas. Atualmente, muitos seguem trabalhando em casa, as consultas médicas podem ser feitas via videochamada, a Netflix virou a parceira fiel dos finais de semana, as compras passaram a ser feitas online e os encontros com os amigos agora só acontecem de forma virtual.
E qual o item em comum entre todos esses novos formatos de interação aos quais tivemos que nos adaptar? A internet.
Sem ela, quase nada seria possível. Com isso, não é nenhuma surpresa que o mundo todo tenha registrado um aumento significativo no uso de dados nos primeiros meses do surto.
De acordo com o relatório da OpenVault para o primeiro trimestre de 2020, o consumo médio de banda larga subiu de 273,5 GB para 402,5 GB - um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado.
E na liderança desse consumo estão algumas ferramentas bem conhecidas, mas que se tornaram ainda mais populares durante a pandemia. A primeira delas? O Youtube.
Isso porque durante o período de isolamento, muita gente passou a usar a plataforma como fonte de informação sobre novas receitas, programas de condicionamento físico, técnicas de 'faça você mesmo', entre muitas outras coisas. Só para se ter ideia, o site de vídeos respondeu por aproximadamente 15% de todo o tráfego global da Internet durante os primeiros meses do desligamento global, um aumento de cerca de 7% em relação ao ano passado. Além disso, a própria empresa disse, em comunicado, que esse número seria ainda maior caso eles não tivessem reduzido suas taxas de bits para diminuir o “peso” dos seus conteúdos e, assim, facilitar o consumo.
Outras duas categorias de serviços online que registraram aumento de tráfego durante a quarentena foram os jogos (impulsionados por plataformas como a Steam, por exemplo) e as redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter e TikTok.
Quem também abocanhou uma boa porcentagem desse tráfego online foram as ferramentas de vídeoconferencia, com destaque para o Zoom, que foi, de longe, a mais popular no início da pandemia, mas viu seu crescimento freado devido aos constantes relatos de preocupações com a segurança dos dados. Ainda assim, o tráfego da plataforma foi de 10 a 15 vezes maior do que antes da quarentena.
E você, qual aplicativo, plataforma ou site você mais consumiu durante o isolamento social? Conta pra gente.
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