Notícias

Como garantir o melhor desempenho da sua internet Wi-Fi

A liberdade que a internet Wi-Fi nos proporciona é incrível, mas a conexão livre de cabos também pode ser bem inconstante, por uma dezena de motivos. Você já deve ter experimentado, por exemplo, desfrutar de um sinal Wi-Fi perfeitamente forte e notar que ao se mover um pouco para uma direção específica, esse mesmo sinal diminuiu. Pois saiba que isso é perfeitamente normal. 

Por se tratar de ondas eletromagnéticas, barreiras físicas como paredes e portas muito grossas podem atrapalhar o percurso dessas ondas e, com isso, interferir na qualidade do sinal que chega em determinado ambiente. 

A boa notícia é que existem algumas dicas simples que podem ser adotadas para que você minimize essas oscilações na sua casa e nós vamos te contar algumas delas. Confira.

1. Selecione um bom lugar para o seu roteador

Nem todos os locais são igualmente adequados para o seu roteador. Para começar, evite colocar o roteador perto de outros aparelhos que também emitem ondas eletromagnéticas, como fornos de micro-ondas, babás eletrônicas, telefones sem fio, entre outros. 

Além disso, alguns materiais como metal (um dos maiores vilões do Wi-Fi), madeira e vidro também podem interromper um sinal de WiFi, ainda que de forma menos severa. Não por acaso, os especialistas indicam que você não posicione seu roteador próximo de espelhos e aquários, por exemplo. 

2. Tente colocá-lo na posição mais central possível

Na medida do possível, para que seu Wi-Fi cubra toda a sua casa de forma uniforme, você deve colocar o roteador o mais próximo possível da parte central da casa, de preferência em local elevado, acima do nível do chão. Isso porque os sinais WiFi irradiam em todas as direções, não apenas horizontalmente. Quando seu roteador está no chão, sua capacidade de emitir sinais fortes é severamente limitada. Pelo mesmo motivo, as pessoas que moram em casas com vários andares devem sempre localizar um roteador Wi-Fi próximo ao teto no primeiro andar. Dessa forma, até o segundo andar terá uma cobertura consistente.

3. Proteja sua conexão com senha

Um WiFi criptografado e protegido por senha é obrigatório nos dias de hoje. Não pense que seus vizinhos não usarão sua rede WiFi só porque eles têm a deles. Eventualmente, um convidado pode se conectar na sua rede por engano; o seu sinal pode, em algum momento, estar mais forte do que o dele (e aí fica difícil resistir!!); e a internet dele pode cair num momento importante, tornando a sua uma opção atrativa para resolver o problema. Por isso, colocar uma senha de acesso é fundamental. 

Lembrando que senhas fortes devem ter:

  • Uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números.
  • Fuja de senhas comuns, como 123456, qwerty e assim por diante. 
  • Certifique-se de que a senha tenha pelo menos 8 caracteres. As senhas curtas podem ser adivinhadas facilmente
  • Não inclua nenhuma informação pessoal na senha, como seu nome, o nome do seu animal de estimação ou seu número de telefone, essas são sempre as mais fáceis de deduzir.
  • Use uma senha exclusiva e não a escreva em um pedaço de papel. Se você não se lembra, use um gerenciador de senhas.

4. O milagre do reset

Se existe um conselho atemporal no universo da TI é: "Se algo não está funcionando adequadamente, tente desligá-lo e ligá-lo novamente após 10 segundos”, e isso também se aplica a roteadores WiFi. Uma simples reinicialização costuma ser suficiente para melhorar consideravelmente suas velocidades de WiFi, pois limpa a memória do roteador. 

5. Faça um upgrade do seu plano

É bem fácil subestimar a quantidade de dispositivos que se conecta ao Wi-Fi em nossas casas diariamente. De computadores e telefones celulares a vários produtos e eletrodomésticos inteligentes, esses dispositivos conectados por Wi-Fi consomem uma quantidade razoável de largura de banda e nem sempre seu plano de internet dá conta de tudo isso. Então, se você ainda usa o mesmo pacote de internet há 10 anos, talvez seja a hora de considerar um upgrade. Afinal, quantos aparelhos você usava conectados à rede antes e quantos você usa agora? Já fez essa conta?


Internet com alto desempenho e sem limites para usuários que precisam de um serviço profissional para executar serviços em casa ou para o lazer da família. Confira!


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755