Notícias
Aplicativos desnecessários que você pode - e deve! - remover do seu Android
É sempre a mesma coisa: você compra um celular novo e fica todo empolgado para baixar uma série de aplicativos gratuitos que vão “ajudar” a garantir a performance do aparelho e impedir que ele fique lento como estava o anterior. A realidade, no entanto, é que boa parte desses aplicativos vão apenas ocupar espaço do seu telefone de forma desnecessária, já que o próprio Android oferece muitas ferramentas nativas do sistema que ajudam a otimizar o funcionamento do aparelho.
Pensando nisso, separamos hoje alguns aplicativos que você pode tranquilamente remover do seu smartphone. Confira.
Aplicativos de limpeza
Se você precisa limpar o cache de algum aplicativo pode facilmente fazer isso acessando Configurações> Apps>Gerenciar Apps e procurar o aplicativo que tenha uma grande quantidade de dados acumulada. Os navegadores de internet e o WhatsApp são os campeões nesse quesito. Feito isso basta clicar em Armazenamento>Limpar Dados e pronto. Simples né? Então, você definitivamente não precisa instalar um aplicativo separado apenas para limpar o telefone.
Antivírus
Os aplicativos antivírus parecem ser os favoritos de muitos usuários, principalmente daqueles que têm o hábito de baixar e instalar arquivos APK de terceiros. No entanto, é importante lembrar que a maioria dos aplicativos antivírus não é capaz de remover os arquivos maliciosos, eles apenas te avisam que ele existe. Logo, vai ser mais um aplicativo para rodar em segundo plano e consumir bateria, espaço e ainda prejudicar o desempenho do seu smartphone.
A única maneira realmente eficiente de se proteger contra arquivos maliciosos é baixar seus aplicativos sempre através da Play Store, evitar acessar sites muito desconhecidos e ficar atento aos links que você recebe via e-mail ou WhatsApp, para não clicar em coisas de procedência duvidosa. Seguindo essas regrinhas e usando o seu telefone com cuidado, você não precisará de um aplicativo antivírus instalado.
Apps para economizar bateria
Os aplicativos de economia de bateria fazem tudo, exceto economizar bateria! Todos nós sabemos que para fazer isso a melhor coisa é reduzir a quantidade de aplicativos que rodam em segundo plano, evitar deixar a tela ligada por muito tempo e baixar a luminosidade dela quando possível.
Além disso, outra atitude que pode ajudar é acessar o menu Configurações> Bateria e identificar os aplicativos que mais estão consumindo energia. Se for algo que você não usa com tanta frequência, vale até desinstalar. Caso isso não seja possível, force a parada e habilite-o apenas quando necessário.
RAM Savers
Os aplicativos de economia de RAM também são executados em segundo plano e, portanto, consomem memória e energia mesmo quando o dispositivo não está em uso. E ainda que você tente fechar esses aplicativos, eles tendem a reiniciar em breve. Acredite: o sistema operacional Android já gerencia o uso de RAM de forma eficiente. Portanto, mais uma vez, você não precisa de um aplicativo de terceiros para fazer isso por você.
Navegadores padrão
Dependendo dos fabricantes e operadoras, alguns dispositivos Android podem incluir navegadores da web personalizados. Portanto, é aconselhável desinstalar os navegadores da web padrão e instalar os mais confiáveis disponíveis na Play Store para uma experiência do usuário tranquila. Frequentemente, as pessoas até instalam navegadores como o Chrome da Play Store, mas não desinstalam o navegador que acompanha o telefone. Se você não usa e se o Sistema Operacional permite a desinstalação, não pense duas vezes.
E aí, você tem algum desses aplicativos instalados no seu celular? Já pensou em fazer o teste e ver o quanto o desempenho do seu aparelho pode melhorar sem eles? Experimente.