Notícias
7 passos para deixar a sua internet mais rápida
As pessoas costumam pensar que a internet lenta está sempre ligada a um problema no seu provedor de banda larga. Mas nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, as configurações do seu computador, sua capacidade de processamento ou até mesmo seu modem wi-fi podem interferir na sua velocidade de conexão.
Por isso, nós separamos algumas dicas práticas para te ajudar a dar aquele UP na velocidade da sua internet.
1. Realize um teste de velocidade
Isso mostrará a velocidade que você realmente está obtendo. Realize alguns testes durante vários dias e varie os horários em que você realiza o teste. Existem várias ferramentas que te ajudam a fazer isso, como o http://openspeedtest.com/, por exemplo. Ah, e não se esqueça de fazer o teste sempre na internet cabeada, onde a perda de sinal será menor.
2. Proteja seu Wi-Fi
Se o seu Wi-Fi não estiver protegido por senha, qualquer pessoa poderá usá-lo. Isso significa que as pessoas podem estar entrando na sua rede sem você saber, fazendo com que as velocidades caiam. Se for o seu caso, coloque uma senha de acesso à internet e informe o código apenas para as pessoas que moram com você e, claro, para os seus amigos.
3. Troque seu roteador de lugar
Muitas coisas podem afetar a força de um sinal de banda larga sem fio - paredes, portas e até a interferência de coisas como monitores de bebês, micro-ondas e telefones sem fio. Então, se você está sofrendo com um Wi-Fi lento, tente trocar seu roteador de lugar. O ideal é que ele seja posicionado no alto - em cima de uma estante de livros, por exemplo - e, de preferência, em um cômodo central.
4. Limpe seu computador
Há toneladas de aplicativos em seu computador que podem estar usando a internet sem que você perceba. Atualizações do Windows, verificações e atualizações de segurança, pop-ups do media player, aplicativos de bate-papo instantâneo, Skype, guias de sites abertos e muito mais - tudo isso pode prejudicar sua velocidade de banda larga. Para aumentar sua velocidade, desligue os serviços que você não quer, assim como qualquer serviço de streaming pesado, como o Spotify, por exemplo, quando não estiver usando-os. Aproveite e exclua também arquivos antigos e limpe o histórico do navegador.
5. Rode o seu antivírus
A próxima coisa que você precisa fazer é se certificar de que nenhum vírus esteja causando a lentidão. Às vezes, os vírus podem viver em seu computador e sugar recursos do que você está usando, diminuindo assim a velocidade.
6. Desligue os dispositivos não conectados
Antigamente apenas o seu computador ficava conectado à internet, certo? Mas hoje em dia a quantidade de dispositivos ligados em uma mesma rede wifi aumentou consideravelmente. Por isso, se você tem vários telefones, tablets, smart TVs, computadores, dispositivos domésticos inteligentes e consoles de videogame compartilhando sua rede doméstica, todo esse uso de dados poderá aumentar e resultar na redução da largura de banda disponível.
7. Experimente usar um amplificador/repetidor de sinal
Pessoas que moram em casas maiores costumam perceber que em alguns cômodos o sinal funciona melhor do que em outros. A boa notícia é que esse problema pode ser facilmente resolvido com um amplificador de sinal, também conhecido como repetidor. Esses aparelhos usam as linhas de energia elétrica da casa para aumentar seu sinal de cômodo em cômodo.
Agora, se mesmo seguindo todas essas dicas você ainda estiver insatisfeito, ou se na sua casa existem vários dispositivos que ficam conectados ao mesmo tempo sobrecarregam o sinal em determinados horários, talvez seja a hora de fazer o upgrade do seu plano. No nosso site (colocar link) você confere os pacotes disponíveis e quais benefícios cada um deles te oferece.