Notícias

6 problemas que podem deixar sua internet mais lenta

Poucas coisas podem ser mais frustrantes do que uma internet lenta. Você tenta assistir a um vídeo no Youtube, por exemplo, ele trava a cada 10 segundos; vai navegar pelos sites de notícias e precisa esperar algum tempo até todos os banners e manchetes serem carregadas. Mais decepcionante ainda é ser colocado pra fora de uma sala de jogo online, porque a velocidade da sua internet não está compatível com o restante do grupo.

No entanto, é importante ressaltar que mesmo que seu plano de internet seja muito bom, as vezes esses problemas de conexão poderão te afetar. E os motivos são muitos. Por isso, falaremos sobre alguns deles a seguir:

1. A distância do seu modem wi-fi

Um motivo simples pelo qual sua internet pode não estar funcionando tão bem quanto deveria é que você pode estar longe do roteador Wi-Fi. Se isso acontecer, ou se você tiver muitas paredes entre seu dispositivo e o roteador, provavelmente a conexão ficará comprometida, que pode desacelerar seu acesso à Internet. Paredes de pedra, tijolos e concreto irão interferir especialmente com o seu sinal, assim como qualquer dispositivo que emita seu próprio sinal sem fio. Se esse for o problema, transportar seu dispositivo para outro lugar pode ser uma solução fácil.

2. Excesso de conexões

Se você não for a única pessoa que usa sua rede, estará compartilhando largura de banda e isso pode ser ruim em alguns casos. Explicamos: o canal entre os seus dispositivos e a Internet é limitado. Logo, se muitos dispositivos tentarem enviar e receber muitos dados ao mesmo tempo, eles terão de se revezar e isso irá reduzir a velocidade da internet para todos os usuários conectados. Por isso, sempre proteja sua rede com uma senha, para evitar que qualquer pessoa possa ter acesso a ela.

3. Tem muita coisa aberta no seu computador

Se você é daqueles que deixa o programa de torrente sempre funcionando (baixando ou enviando conteúdo), abre várias páginas de internet ao mesmo tempo, ouve música pelo Spotify e permite que sites como o Facebook e o Twitter reproduzam GIFs e vídeos automaticamente ao passar por eles, acredite: tudo isso vai sobrecarregar sua largura de banda da Internet. É claro que uma internet rápida com uma conexão confiável deve ser capaz de lidar com vídeos ou GIF ocasionais, mas se várias coisas estiverem consumindo sua banda “em segundo plano” a internet disponível para acessar aquilo que você realmente quer ver naquele momento será menor. Por isso, se você não estiver usando um programa, aplicativo ou site, lembre-se sempre de encerrá-lo.

4. Sua memória RAM está sobrecarregada

Ainda como reflexo do item 3, se várias coisas estiverem abertas no seu computador, além da velocidade da internet, outra parte importante do seu computador estará sobrecarregada: sua memória RAM. Se você usar a maior parte dela, sua internet definitivamente começará a parecer lenta. Por quê? Porque todo o seu dispositivo vai ficar mais lento. Pense nisso.

5. Seu navegador possui muitas extensões instaladas

As extensões do navegador podem aprimorar sua experiência na Web de maneira útil (como um bloqueador de anúncios ou um conversor de unidade, por exemplo), mas também podem ser responsáveis por desacelerar seu computador consumindo parte de seu poder de processamento.
Por isso, de tempos em tempos, verifique a lista de extensões instaladas e analise quantas delas foram realmente usadas nos últimos meses. Se você nem lembra para que ela funciona (acredite, isso acontece muito), ou se ela não tem sido tão usada assim, desinstale.

6. Cheque seu antivírus

Ter um programa antivírus ativo é uma parte vital da higiene do computador - mas o seu pode estar executando varreduras de segundo plano regulares nos piores momentos possíveis. Alguns programas podem ser definidos para varreduras completas semanais, o que pode levar algumas horas e consumir muito poder de processamento. Para resolver esse problema, entre nas configurações do antivírus e configure-o para fazer essa limpeza num momento em que você não precise usar o computador.

Agora, se está tudo ok com as configurações do programa, pode ser que sua máquina tenha sido infectada. Vírus, spywares e outros malwares podem tornar o seu computador mais lento, já que eles mexem em tudo, desde ‘seqüestrar’ seu navegador até travar o computador. Faça varreduras frequentes e sempre mantenha seu antivírus atualizado.

Dica extra: Limpe a parte externa do seu dispositivo

A gente sabe que pode parecer estranho, mas as vezes o problema não é interno, e sim externo. A parte de trás da caixa do seu processador está cheia de poeira? Isso pode impedir a ventilação do dispositivo, comprometendo o resfriamento dos processadores. E aí, o resultado é um só: funcionamento reduzido e falhas, falhas e mais falhas.

Agora se você prefere os laptops, sempre que você perceber que ele está aquecendo demais, verifique se as aberturas, geralmente localizadas nas laterais do aparelho, não estão bloqueadas. Usar o dispositivo em cima de coisas macias, como travesseiros e almofadas, é uma das maneiras mais comuns de favorecer essa obstrução.

Se você seguir essas dicas simples, poderá usufruir ao máximo da sua internet, sem surpresas ou contratempos.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755