Notícias

5 dicas para solucionar problemas de conexão com a Internet

Com a proliferação de dispositivos domésticos inteligentes, plataformas de jogos on-line e serviços de streaming de vídeo, manter uma conexão forte é um desafio cada vez maior. Principalmente agora, quando as pessoas passam mais tempo em casa, com muita gente trabalhando, estudando online e consumindo ainda mais banda de internet. 

Portanto, se você estiver enfrentando dificuldades nas videoconferências ou notando atrasos ao jogar League of Legends, saiba que existe uma boa chance do problema estar aí mesmo na sua casa e não necessariamente no seu provedor de internet. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a solucionar esses problemas de conexão tão comuns no dia a dia: 

Teste a conexão em outro dispositivo ou site

Sim, parece óbvio, mas nem sempre a gente faz esse teste. O problema está acontecendo apenas em um dispositivo ou em todos? Se o computador estiver com problemas, verifique se o celular funciona normalmente no wifi, por exemplo. Tente também acessar outros sites, pra ver se o problema não é naquele servidor específico. Se o problema ocorrer apenas em um dispositivo, você poderá ficar mais tranquilo, sabendo que a está  tudo bem com a sua internet.

Reinicie seu roteador

Sabe aquela história de tirar um eletrodoméstico da tomada por alguns segundos e, depois, ligar de novo? Parece bobagem, mas muitas vezes funciona. Portanto, se vários dispositivos da sua casa estiverem com dificuldades de conexão, tente desligar seu roteador e ligá-lo novamente após 30 segundos. 

Cheque seu antivírus

Às vezes, sua conexão de Internet pode ser afetada por algum vírus ou malware instalado no seu computador. Por isso, faça uma verificação completa com seu antivírus e certifique-se de que nada esteja comprometendo o desempenho da sua máquina.

Quem mais está usando a Internet?

É possível que tudo esteja funcionando corretamente, mas um programa específico no seu PC - ou no de outra pessoa da sua casa - esteja consumindo toda a sua largura de banda. Para conferir se esse é o caso, abra o Gerenciador de tarefas no Windows pressionando Ctrl + Shift + Esc e clique na coluna Rede para classificar por uso de rede. Em um Mac, pressione Command + Space para abrir o Spotlight, digite "Activity Monitor" e vá para a guia Rede do Activity Monitor.

Se um determinado aplicativo estiver usando muita largura de banda, ou se você estiver baixando um arquivo grande, talvez seja necessário aguardar até a conclusão do processo ou cancelá-lo para que a sua internet fique mais rápida. Se você não encontrar nenhum ‘culpado’, cheque as ações dos outros moradores da sua casa. Além disso, se seu wifi não for protegido por senha, pode ser até que um vizinho esteja utilizando seus dados e comprometendo sua conexão. 

Troque seu roteador 

Assim como todo ano lançam incontáveis modelos de celulares, computadores e demais dispositivos mais modernos e poderosos, o mesmo acontece com os roteadores. No entanto, não é muito comum que as pessoas os substituam com frequência. Se você é um desses casos que está usando o mesmo roteador a mais de cinco anos, talvez esteja na hora de você considerar a possibilidade de trocar para um mais novo, especialmente se você tiver vários computadores, smartphones e outros dispositivos disputando a largura de banda. Os roteadores wi-fi mais recentes possuem tecnologias que permitem alcançar taxas de transferência mais rápidas, por exemplo, com alcance aprimorado. Pesquise alguns modelos e verifique qual se adequa melhor à sua necessidade.

Se você fez tudo isso e ainda continua com problemas, aí sim chegou a hora de entrar em contato com seu provedor de Internet e verificar se há alguma instabilidade na rede.


Soluções

Confira abaixo opções com internet ultra rápida, certamente temos um plano para você ou sua empresa.

Internet banda larga

Planos Residenciais

Internet com alto desempenho e sem limites para clientes que precisam de um serviço profissional para executar trabalhos em casa ou para lazer da família.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Comerciais

Internet com alto desempenho e sem limites para empresas de pequeno porte que precisam de um serviço profissional para executar serviços do cotidiano.

Saiba mais

Internet banda larga

Planos Empresariais

Internet profissional para empresas de pequeno a grande porte que necessitam de alta performance e baixo custo, soluções simples e com alta disponibilidade.

Saiba mais

Internet banda larga

Projetos para Condomínios

Tendo como objetivo a prestação de serviços de alta qualidade, desenvolvemos produtos voltados para condomínios horizontais, suprindo as necessidades em comunicação e segurança.

Saiba mais

Ainda com dúvidas?

A nossa equipe de atendimento está a um clique de você.

Atendimento
11 4025-0755