Notícias
3 recursos do Windows 11 que você precisa experimentar
O Windows 11 foi lançado há quase quatro meses, mas muita gente que já teve acesso a ele ainda não está totalmente familiarizado com os novos recursos que o sistema oferece. Se você é um deles e quer aproveitar o começo do ano para aumentar sua produtividade e otimizar o uso do computador, aqui vão algumas dicas bem simples e que podem te ajudar bastante.
O novo sistema operacional (S.O) da Microsoft possui opções para personalização de widget e desktop virtual de maneira muito mais fácil, além de suporte para aplicativos Android, por exemplo, o que pode ser muito útil, tanto no escritório quanto em casa, nas tarefas do dia a dia.
Desktops
Como falamos acima, o Windows 11 permite criar mais facilmente áreas de trabalho virtuais separadas para cada parte de sua vida e personalizá-las com diferentes papéis de parede, para que você possa criar uma área de trabalho para uso pessoal, trabalho, escola, jogos ou qualquer outra coisa, e alternar facilmente entre elas.
Como usar: Toque no botão da área de trabalho na barra de tarefas para abrir um painel com sua área de trabalho atual. Depois é só clicar em “Nova área de trabalho” para criar e personalizar o novo ambiente.
Android apps
Os aplicativos Android serão integrados ao Windows 11 de maneira nativa por meio da nova Microsoft Store – uma mudança que os usuários do Windows esperam há anos. O recurso já era conhecido por usuários do Samsung Galaxy, por exemplo, mas passa a ficar disponível para todo mundo no novo S.O.
Como usar: a integração se dará através da Appstore da Amazon. Uma vez feito o download do app, você preenche os seus dados de login e, em seguida, poderá pesquisar aplicativos Android gratuitos ou pagos como faria em qualquer outra plataforma. Esses apps também serão integrados à barra Iniciar e aparecerão na barra de tarefas com suas próprias janelas.
Widgets
Quem já usa o recurso de widgets sabe o quanto eles podem facilitar o nosso dia a dia. No Windows 11 será possível criar um feed personalizável com inteligência artificial que desliza para mostrar informações como notícias, previsão do tempo, calendário, lista de tarefas e suas fotos recentes, por exemplo. A novidade é semelhante ao recurso "notícias e interesses" encontrado em uma atualização recente do Windows 10.
Como usar: Na barra de tarefas você encontra um botão para Widgets. Quando você clica ou toca nele, um painel desliza do lado esquerdo da tela com uma série de widgets que fornecem as informações rápidas que você está procurando. Você também pode expandi-lo para tela cheia.
Importante: a atualização do Microsoft Windows 11 está sendo lançada em fases, o que significa que ela pode não estar disponível para todo mundo. No entanto, a previsão da empresa é que até o meio deste ano, todos os aparelhos já possam migrar de sistema.
Além disso, se você não pretende fazer a mudança no momento, fique tranquilo. A Microsoft afirmou que seguirá dando suporte S.O mais antigo até 2025